terça-feira, 21 de julho de 2015

DOR DE CABEÇA E SENSIBILIDADE À LUZ PODEM INDICAR PROBLEMAS DE VISÃO


DOR DE CABEÇA E SENSIBILIDADE À LUZ PODEM INDICAR PROBLEMAS DE VISÃO




Problemas de visão podem acontecer em qualquer idade e é muito importante ficar atento aos sinais que o corpo dá. A necessidade do uso de óculos, pode ficar explicita com a dor de cabeça, sensibilidade à luz, olhos vermelhos, aproximar os olhos ou apertá-los para focalizar objetos e ler.
Muitas pessoas passam anos lutando contra a dor de cabeça, que não imaginam ser por causa do esforço para enxergar, sendo um sinal de hipermetropia ou miopia. E mal sabem que o uso de óculos resolveria o problema.
A fotofobia, uma sensibilidade a luz, acontece principalmente com quem tem astigmatismo. Com isso, a luz entra e se dispersa na retina, dificultando o foco e causando incômodo. É recomendado utilizar o computador ou o celular com a luz não muito mais clara do que a luz ambiente, justamente para não agredir a pupila.
Na adolescência, os problemas mais comuns são a miopia e o astigmatismo. Além dos fatores genéticos, há também o crescimento do corpo e dos olhos que podem contribuir para o desenvolvimento desses defeitos de visão.
De qualquer maneira, os médicos recomendam que a visita ao oftalmologistaseja feita a partir de qualquer queixa ou sinal de alerta. Mesmo quando não há nenhum sinal, consultar um médico não deve passar dos 3 ou 4 anos.
Já as pessoas com mais de 40 anos costumam ter a vista cansada ou um problema chamado presbiopia, que também dificulta a visão de perto. A vista cansada acontece porque a lente dos olhos, o cristalino, vai perdendo a capacidade de foco ao longo da vida. No caso da presbiopia, existem dois tipos de cirurgia de correção: com laser ou com implante de lentes.
Mas nunca se esqueça, seja qual for o problema, e muito importante procurar um oftalmologista para avaliar.

Fonte: (RicardoMartin)