Por que as crianças gostam tanto da Peppa Pig, desenho da Discovery Kids
Se você tem uma criança em casa provavelmente já ouviu falar da Peppa. Trata-se de um desenho infantil exibido diariamente em três horários diferentes pela Discovery Kids.
O Otávio ama o desenho da Peppa e todas as crianças que ouço falar também. Isso que ele não é muito de se prender com a televisão!
Segundo a Discovery Kids, Peppa Pig está entre as cinco sérias mais assistidas por crianças de 4 a 11 anos perde apenas para Doki, Lalaloopsy, Peixonauta e Meu Amigãozão. Destas que foram citadas, a Peppa tem tido mais repercussão no Brasil.
Peppa Pig mostra o dia a dia da porquinha e sua família, formada pelo irmão caçula, pai, mãe e avós. Como qualquer garotinha de seus 5 ou 6 anos, Peppa vai à escola, recebe amiguinhos em casa e visita os avós nos fins de semana.
O mais interessante disso tudo é que os desenhos da Peppa não possuem recursos que outros tantos possuem, como a repetição exagerada. Isso deixa ainda mais interessante o fato dele agradar tanto.
- O visual do desenho é simples, descomplicado e muito colorido. Não tem grandes efeitos.
- A base dos episódios são em torno da família, mostra o relacionamento entre pais e filhos (principalmente), o que gera identificação das crianças.
- A Peppa e sua família não possuem estereótipos físicos de beleza, bem pelo contrário são bem “porquinhos”!
- Os capítulos dos desenhos relatam coisas do cotidiano, coisas que toda criança faz, como brincar, ir à escola, tomar banho,…
- Os sentimentos (como medos, dúvidas, tristeza) são relatados de uma forma simples e com soluções descomplicadas e até “ingênuas”. Bem da forma como as crianças enxergam o mundo.
- Os personagens sorriem muito, situações comuns da vida diária os fazem felizes, como pular em poças de lama.
Mas vocês podem dizer agora: como uma criança pequena pode entender tudo isso? Talvez elas não compreendem muita coisa da forma como vemos, mas imagino que estas coisas que o desenho mostra são o que elas buscam/ esperam da vida
( relacionamento saudáveis, principalmente com a família; aceitação; ter uma rotina que se sinta segura; poder demonstrar seus sentimentos e ser feliz).
Fonte: (Dia de Semana)
