Praticar pilates na gestação auxilia no parto
A gravidez é um dos momentos mais mágicos na vida da mulher. Esse período requer cuidados especiais e muitas futuras mamães não sabem como manter o equilíbrio do corpo ao longo das 40 semanas. Boa alimentação e exercícios físicos contribuem para uma gestação saudável e tranquila. Mas, quais exercícios praticar já que o corpo muda tanto e requer tantos cuidados?
“Algumas práticas de atividade física são procuradas pelas gestantes, entre elas o pilates, por se tratar de exercícios de baixo impacto e que não sobrecarregam as articulações. Além disso, o fortalecimento muscular e a consciência corporal ajudam muito na hora do parto”, explica Vanessa Benetasso, fisioterapeuta da Clínica Levity, de Ribeirão Preto.Durante muito tempo, a prática do pilates era vista como de risco para grávidas, já que a visão desta modalidade era apenas de exercícios com malabarismos nos aparelhos ou na bola. No entanto, as grávidas podem sim tirar muitos benefícios dos exercícios e o pilates pode ser totalmente adaptado para o período gestacional. Exercícios para fortalecer os braços, por exemplo, ajudam as mamães a terem força suficiente para carregar o bebê sem sentir dores. Fortalecimento abdominal e correção postural também são de fundamental importância, já que o peso da barriga pode causar dores na coluna.
Josiane Pimentel está grávida e optou pela prática do Pilates na Clínica Levity: “Queria trabalhar o condicionamento físico, elasticidade corporal e respiração. Tudo isso contribui para uma gravidez melhor, mais tranquila”. Josiane também notou melhora em alguns problemas comuns que surgem durante a gestação: “tem melhorado bastante o inchaço nas pernas, que é muito comum nesse período”. Confira alguns exercícios de pilates indicados durante a gravidez:
Além destes benefícios, a prática do pilates ajuda no período pós-parto “a musculatura do abdômen volta ao normal mais rápido e a flacidez, comum após a gestação, é bem atenuada”, afirma Vanessa Benetasso.
Fonte: (WSports)






