segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Condicionamento físico, consciência corporal e mental são alguns benefícios do Pilates


Condicionamento físico, consciência corporal e mental são alguns benefícios do Pilates




Bastante procurado por quem busca diferentes exercícios e que garantem condicionamento físico, as versões do Pilates também muito utilizada na reabilitação postural e mental, e proporciona melhoria no alongamento e fortificação do corpo de forma integrada e individualizada. A lista de benefícios não para por aí: melhora da respiração, redução do estresse, desenvolvimento da consciência e equilíbrio corporal, aprimoramento na coordenação motora, mobilidade articular e relaxamento.
Premissas como essas deram espaço para outras vertentes do Pilates, entre elas, o Flow Pilates que combina as técnicas com dança. Utilizando os princípios de respiração e concentração, flexibilidade, mobilidade articular, equilíbrio e o bem estar da dança,  o Flow, de acordo com os instrutores da Bodytech Ribeirão Preto, é indicado para quem precisa adquirir mais flexibilidade e melhorar a estabilidade postural, pois fortalece o core - regiões lombar e abdominal. "A modalidade também contribui para o gasto de calorias - fator importante para o emagrecimento, por ser uma aula dinâmica que usa grandes grupos musculares", explica Dudu Netto, diretor técnico da rede.
Outra versão da categoria oferecida na Bodytech é o Mat Pilates. A modalidade é mais compacta com exercícios mais dinâmicos e eficazes indicados, especificamente, para a melhora de postura e consciência corporal. As atividades Mind são realizadas no chão e trabalham com o peso corporal. "Os exercícios são eficazes devido à força utilizada com o próprio peso do corpo aliado à força da gravidade, em conjunto com bolas, faixas e pesos", disse.
Já o ReFFit Pilates é uma aula coletiva que utiliza os equipamentos que se assemelham ao reformer, móveis e super resistentes e o Ladder Barrel que é feito de uma estrutura de madeira parecida com um barril, acolchoado e suspenso com uma pequena escada acoplada, entre outros.
A prática dos exercícios com os equipamentos melhoram a musculatura promovendo o desempenho em corridas, combate a dores e funciona como auxiliar na prevenção de fraturas. "O Pilates pode ser considerado uma das melhores atividades para quem deseja aprimorar a postura e desenvolver harmoniosamente a musculatura, além de contribuir para o alívio de dores, atuando como reabilitação de algumas síndromes, por exemplo, a lombalgia. Suas vertentes trabalham a necessidade de cada aluno, tornando a aula personalizada e diferenciada", conclui.
Fonte: (Ribeirão Preto On Line)