sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Cuidados com a visão do idoso são fundamentais para a qualidade de vida dessa faixa etária


Cuidados com a visão do idoso são fundamentais para a qualidade de vida dessa faixa etária


Na semana do dia Nacional e Internacional do Idoso, o Ministério da Saúde alerta sobre os problemas de saúde ocular dessa faixa etária.
Doenças como catarata, glaucoma e degeneração macular, são propensas a se desenvolver depois dos 60 anos.
Os sintomas dessas doenças são silenciosos, no caso da degeneração macular o principal deles é a distorção da visão.
A partir dessa preocupação, a assistência à saúde do idoso tornou-se prioridade, tendo em vista o aumento progressivo da expectativa de vida.
O oftalmologista, Jonatan Lake, afirma que os impactos das doenças podem ser reduzidos com o acompanhamento do atendimento precoce.
"Então o paciente a partir dos 40 anos, ou seja, antes de ser idoso, já quando a idade está iniciando deve tomar os cuidados adequados que é frequentar o oftalmologista.
Tanto catarata, quanto glaucoma, quanto degeneração macular, não é que se pode prevenir, os impactos que essas doenças, essa afecções tem na visão pode ser diminuído e muito com acompanhamento precoce com o terapeuta precoce."
A cirurgia de Catarata é feita pelo Sistema Único de Saúde, SUS, e é considerado um procedimento de rotina dentro do atendimento do serviço.
O Ministério da Saúde investiu, em 2010, cento e noventa e um milhões na realização de 322 mil cirurgias de catarata na rede pública de saúde.
A cada ano, cresce o total de cirurgias de catarata realizadas no Sistema Único de Saúde.
As ações voltadas ao idoso, além do atendimento de suas doenças, visam ao desenvolvimento de ações preventivas e educativas buscando melhorar a qualidade de vida.(Ministério da Saúde)
Fonte: (Dourados Agora)