Os benefícios do Pilates para o corpo e a mente são inúmeros. Os exercícios de pilates conseguem fortalecer pernas, braços, costas e ombros com um único tipo de movimento. Os idosos e pacientes em reabilitação também podem apostar no método para recuperar a força e precisão dos músculos, eliminar dores e corrigir a postura.
Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética, Mariana Novaes, existem duas modalidades de pilates: Clínico e Fitness. “O PILATES CLÍNICO visa à reeducação postural. É realizado através de exercícios específicos elaborados para estimular a musculatura que sustenta a coluna, não causando impacto nas articulações. Esse método proporciona melhora na postura, força muscular, flexibilidade, respiração, coordenação motora e equilíbrio. Porém, antes de iniciar um programa, é importante que seja realizada uma avaliação minuciosa para que a prescrição dos exercícios atenda às necessidades individuais. As sessões duram em torno de 60 minutos e são ministradas por um fisioterapeuta”, ressalta a especialista.
Já o PILATES FITNESS é uma modalidade que objetiva o condicionamento físico do corpo. A aula é elaborada com exercícios de Pilates no solo e nos aparelhos, exercícios funcionais com a resistência do próprio corpo, com a utilização de acessórios, aumentando a resistência, dificultando a execução.
Quem pode fazer o Pilates Fitness?
Essa técnica é indicada para quem deseja conquistar um abdômen definido, um corpo firme e não gosta de academias. “Antes de iniciar as aulas é feita uma avaliação para identificar se o aluno possui algum problema de saúde. Depois, começamos com os exercícios funcionais para aumentar a resistência do corpo”, afirma a fisioterapeuta.
O Pilates Clínico é recomendado para as pessoas que sofrem com alterações posturais, desequilíbrios musculares, problemas articulares, fibromialgia, dor lombar, dor cervical, hérnia de disco, tensão muscular, entre outras doenças. “Além de tratar a dor os exercícios do pilates também proporciona uma qualidade de vida melhor, uma vez que trabalha a postura, força muscular, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio”, explica a fisioterapeuta.
Conheça alguns exercícios que são feitos nas aulas de pilates fitness para ficar com o corpo em forma:
The hundred
Este exercício trabalha a respiração que é fundamental para preparar o corpo para os exercícios. “O conceito do “The Hundred” é trabalhar a respiração em cinco tempos para conseguir uma tonificação do abdômen e o aumento da energia do corpo”, esclarece Mariana.
Single leg strech
O exercício ajuda a tonificar as pernas porque cria uma estabilização do transverso do abdômen e do pavimento pélvico.
Power HousePower House, ou Centro de Força
Trabalha a caixa torácica e a linha que vai de um quadril ao outro.É uma das técnicas mais importantes do método pilates criado por Joseph.
Fonte: (Segs)
