sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Onde tudo começou

PROJETOS
2013/2014 – Projeto Cultural Onde Tudo Começou
PRONAC – 130292 (MINC)
O Projeto Cultural Onde Tudo Começou resulta da experiência de 24 anos de divulgação e popularização da ciência, desenvolvido no Departamento de Antropologia, Setor de Arqueologia, Museu Nacional, UFRJ e da necessidade de deslocamento a locais que tem carência de ciência e cultural.
É um projeto de extensão com Exposições e Oficinas Itinerantes com tema Arqueologia Brasileira, Biologia, Ecologia, Educação Patrimonial, Geografia, Geologia e História, com atenção especial a Educação Patrimonial e Ambiental.
A exposição é formada por telas com reprodução de pinturas rupestres, reprodução de gruta com pinturas em 3D, réplicas de peças manufaturadas pelo Homem Pré-Histórico, réplicas de artefatos históricos, maquetes históricas e informações disposta em banners sobre a construção do nosso passado. Oficinas de: pinturas rupestres, de simulação de escavação, do saber científico, jogos pré-históricos e históricos, mapa arqueológico interativo e ainda, palestras e minicursos.
2013/2014 – Projeto Brincando com as Ciências 

CNPq – Chamada N º 90/2013 MCTI/CNPq/SECIS – Difusão e Popularização da Ciência
A finalidade do Projeto Brincando com as Ciências é difundir e popularizar os resultados científicos dentro das áreas supracitadas e, em especial, o conhecimento das atividades do Homem Pré-Histórico e Histórico, promovendo a educação patrimonial e ambiental, objetivando a preservação dos sítios arqueológicos e do meio ambiente natural em todo território nacional.
A Revista Interativa Brincando com as Ciências será constituída do texto no formato história em quadrinhos e atividades interativas com jogos educativos.
O Projeto Brincando com as Ciências, através do seu produto, a revista interativa, de distribuição gratuita e livre circulação em eventos de divulgação e popularização da ciência, tem como finalidade ampliar as possibilidades de disseminação das informações e dos conhecimentos científico-tecnológicos, desta forma, democratizar o acesso e o encantamento do público pelas ciências.
A Revista Brincando com as Ciências acompanhará o Projeto Cultural Onde Tudo Começou..
www.ondetudocomecou.com.br