O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um dos principais ligamentos do joelho, e com certeza o mais famoso devido ao número de lesões em praticantes de atividade física e esportistas profissionais.
“Há dois ligamentos localizados na região central do joelho: o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento cruzado posterior (LCP), O LCA conecta a tíbia ao fêmur e tem como função principal impedir o movimento de deslizamento da tíbia para frente. As lesões do LCA ocorrem normalmente após entorses do joelho durante a prática de atividade física. Durante este movimento, o fêmur e a tíbia “rodam” em direções opostas, torcendo as fibras do LCA, causando a ruptura de sua continuidade, e consequente perda funcional”, explica Mariana Moraes, fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética.
O tratamento irá depender da idade e da existência ou não de outras lesões associadas. Geralmente, é recomendado algumas sessões de fisioterapia para recuperar a estabilidade do joelho. “Além da fisioterapia outra atividade que pode ser indicada é o Pilates Clínico”, diz Mariana.
Fortaleça o seu joelho
O Pilates Clínico promove diversos benefícios para o corpo e pode ser indicado para tratar as lesões no joelho. “Para que a amplitude do movimento seja restaurada o paciente pode iniciar um programa de exercícios específicos de fortalecimento nas aulas de Pilates Clínico“, ressalta a especialista.
O método ainda promove o fortalecimento e estabilização dos músculos centrais do corpo. “O Pilates Clínico não só trabalha o joelho, mas também ajuda melhorar a respiração, coordenação e o equilíbrio muscular”, comenta Mariana.
Antes de iniciar o Pilates, é importante que seja realizada uma avaliação minuciosa para que a prescrição dos exercícios possa atender as necessidades do paciente. Geralmente as aulas duram em torno de 60 minutos e são ministradas por um fisioterapeuta.
Fonte: Mariana Novaes, Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética.